sábado, 19 de junho de 2010

TRISTE TRISTE TRISTE...





Partindo do nosso triste Castelo, apenas alguns metros rua abaixo, encontramos aquilo que outrora foi a “nossa” magnifica esplanada e que se tornou na “nossa” triste esplanada. Desde as casas de banho que estão ao abandono á décadas e que há pouco tempo sofreram obras, infelizmente apenas para impedir visitantes indesejáveis e com vícios pouco recomendáveis, aos grafittis de muito mau gosto, passando pela difícil tarefa de encontrar um candeeiro que esteja intacto, visitando as gaiolas, que outrora faziam as delicias das crianças e que agora apenas contam com dois tristes periquitos, que sobrevivem a tantos maus tratos que têm feito á nossa esplanada. Para terminar este cenário de horror para aqueles que como nós gostavam de ver o nosso património conservado e valorizado em vez de o ver ao abandono, fazemos uma visita ao moinho da esplanada e mais uma vez vemos puro abandono e negligência.
Mais uma vez apresentamos sugestões em tom de perguntas: Porque é que não colocam uma vedação na esplanada e a encerram a partir de determinada hora, para que o nosso património não seja vandalizado? Porque não transformar o moinho num espaço comercial (por exemplo um bar esplanada) a colocar a concurso para ser explorado por quem o saiba fazer, para chamar pessoas á esplanada e angariar algum dinheiro para por exemplo ter uma empresa de segurança na esplanada? Porque é que não existem sanitários na esplanada? Porque é que as casas de banho, que devem ser dos edifícios mais bonitos da Vila chegaram ao ponto de degradação em que estão?
Triste esplanada a nossa que só nos dá vontade de chorar… . Este é o estado em que se encontra o nosso mais belo património, por onde andam os nossos autarcas da Câmara e Junta nós sabemos lá isso sabemos…
Que hája vergonha de quem comanda os destinos quer da Camara quer da Junta de Freguesia o poder de decidir já mais poderá ser sobreposto por um qualquer tecnico ou coordenador incompetente.
C.C.