sexta-feira, 4 de junho de 2010

CONTABILIDADES...


O que é a contabilidade?
“Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registo dos actos e factos de uma administração económica.”
“Conjunto das contas de um estabelecimento, de uma empresa, de uma autarquia, de uma associação, de uma colectividade pública.”
Podemos também, se quisermos, praticar a contabilidade das nossas vidas. Sempre é uma questão de débito e crédito; de lucros e perdas; de ajustes e desajustes.
Na contabilidade da vida estaremos sempre anotando valores em termos de qualidades e não apenas de quantidades: qualidades dos nossos pensamentos, sentimentos, ideais, atitudes e palavras.
É proveitoso que se estabeleça uma orientação, um controle, e até mesmo um registo periódico dos nossos bens e recursos pessoais, quer sejam materiais ou financeiros, pois isso possibilita o equilíbrio entre receita e despesas, o que nos proporciona certa tranquilidade e previdência.
Sendo que a vida não consiste apenas de trabalho e produção, mas também de crescimento, desenvolvimento, relacionamento, conforto e entretenimento, além de ideais e esperanças, a contabilidade da vida pode incluir ainda outros actos e factos, tais como actividades e procedimentos voltados para a saúde e o bem estar, para a cultura e a aprendizagem, para a participação social, para o lazer, e para a religiosidade.
Algumas pessoas costumam manter, em um “Diário” os registos de suas actividades; outros, que levam mais a sério esse hábito, fazem comparações entre os actos e factos de um dia, com os dos dias anteriores.
Há ainda os outros tipos de contabilidade organizadas ou d..organizadas.
Nas contabilidades d..organizadas existem vários tipos aliais agora muito em voga tais como as contabilidades paralelas, as de secretária, as de por baixo da mesa, as subterraneas, as de merceeiro e outras que dão origem aos famosos sacos das mais variadas cores.
Vem tudo isto ao caso quem realmente controla a contabilidade das instituições quando todos sabemos que as assembleias são meros verbos de encher e que nada controlam e caso alguém tenha esse ensejo são logo colocados os mais diversos entraves o que leva a querer que tudo deve funcionar mais ou menos nos seguintes termos:
A solteira é -- Crédito
A casada é -- Débito
A cunhada é -- Previsão para devedores duvidosos
A bonita é – Lançamento certo
A feia é --Estorno
A feia e rica é -- Conta de Compensação
A bonita e rica é -- Lucro certo
A ex-namorada é -- Saldo de exercícios anteriores
A namorada é -- Resultado de exercício futuro
A noiva é -- Reserva legal
A esposa é -- Capital Integralizado
A vizinha é -- Acções de outras companhias
A amante é -- Empresa coligada
As que fazem operações plásticas -- Obras e benfeitorias
As gestantes são -- Obras em andamento
As que dão bola são -- Incentivos recebidos
As que não são viúvas, casadas ou solteiras são -- Contas a classificar.

As que muito namoram e não se casam são -- Saldo a disposição da assembleia.
As que são surpreendidas em flagrante são -- Passivo a descoberto.
A sogra pode ser classificada como -- PREJUÍZO ACUMULADO OU CONTAS A PAGAR.
Como podemos ver é fácil de fazer contabilidade e assim vamos andando…
C.C.