terça-feira, 29 de junho de 2010

Modelos de autarcas...

As eleições autárquicas são mais intimistas. Cada freguesia é uma freguesia e cada concelho é um concelho e por isso não é possível uma discussão nacional. A questão é verdadeiramente local.

Podemos, no entanto, discutir os vários modelos de autarca:

Temos o autarca corrupto, que todos os munícipes sabem que é corrupto, que até já foi condenado pelo Tribunal, que muda de relógio sempre que adjudica uma rotunda, mas que é muito admirado pelo povo porque no meio das suas negociatas lá aparecem piscinas, ciclovias e “equipamentos”.

Temos depois o autarca obsessivo, verdadeiramente apaixonado pela sua vila ou pela sua cidade. Como qualquer pessoa louca de paixão, o autarca obsessivo só faz asneiras mas acha que não.

Pode não ser corrupto, mas permite que todos sejam à sua volta, porque ele não vê nada: só vê a sua vila ou a sua cidade, sempre mais bonita, sempre mais encantadora.

O autarca obsessivo custa muito dinheiro aos contribuintes quando à corrupção soma as suas loucuras de autarca apaixonado.

Outro modelo de autarca é o pequeno político em ascensão. São os mais difíceis de aturar. Mais ainda que os obsessivos. Acreditam que nas próximas legislativas serão candidatos a primeiro-ministro e que um dia serão presidentes da República. Entendem os mandatos na Junta Freguesia ou na Câmara como o favor de um político grande àquela gente pequena e pobre, porque o futuro lhes reserva algo grande e universal.

Rodeiam-se sempre de apoiantes que também acreditam nisso e que entretanto já são funcionários da autarquia. Estão sempre nos gabinetes a conspirar.

Por fim, temos o autarca nunca visto, empenhado em governar bem a vila ou a cidade, eliminando a tralha partidária e seguindo um programa profissional, apoiado pelos melhores técnicos, das mais diversas áreas.

O autarca nunca visto resiste muito dificilmente aos esquemas dos autarcas corruptos, dos obsessivos ou dos pequenos políticos em ascensão. Quando resiste, faz história.

Conclusão, destes “modelos” autarca, qual será do Presidente da Junta Freguesia de Palmela? Não é difícil de adivinhar!!!



C.C.