segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AVANTE 2010 - "DAY AFTER"...







Há uns meses atrás , simples cidadãos sem laços comuns ou relações pessoais mostraram que , com a internet, conseguiam a mobilização para "Limpar Portugal" num dia , e tornaram efectivo esse objectivo , levando por arrastamento muitas autarquias a participar, nalguns casos - como nas autarquias da Margem Sul , com serviços minimos - fornecendo camiões de recolha para o lixo que era préviamente juntado e referenciado pelos cidadãos.

Posto isto, e face à máquina do PCP / "Os Verdes" , não se compreende que o Partido das "paredes de vidro" e da coligação "Ecologista" , não tenha envolvido os seus militantes na limpeza das toneladas de detritos produzidos em três dias de Festa do Avante, e esta manhã, mal o dia despontava, fossem, não eles, mas dezenas de funcionários municipais a limpar as toneladas de lixo , de garrafas e latas de toda a espécie depositados nas ruas e espaços verdes da Amora .

- A grande questão é se isto é legítimo ou admissível ?

Se uma iniciativa de cariz partidário tendo como objectivo o financiamento de um partido politico, tem a legitimidade de usar espaço público e meios municipais pagos pelos munícipes, em proveito próprio .

Mais, se há legitimidade de um partido politico, para além de tornar os meios de uma autarquia seus meios próprios (sem custos para o utilizador) , tornar cidadãos de um país democrático e livre , seus reféns , no sentido em que são milhares as pessoas que na Amora se vêm privadas do seu espaço, da sua liberdade, do seu direito à privacidade e ao descanso , nos dias que envolvem a principal iniciativa anual do PCP.

É de facto escandalosa a forma como são tomados espaços publicos e privados, em que são tornados em acampamento sem regras , esses mesmos espaços públicos e até privados , como se de um estado de excepção e fora da lei fosse criado em favor de um grupo totalitário , autocrático e fora da lei , bem definido e com uma orgânica com uma peculiar concepção da democracia e do que deve ser um Estado de Direito.

- É ISTO LEGITIMO ?

Cai por terra o mito de que "quem limpa o interior do recinto são os militantes" . De facto não é ! Quem limpa são funcionários municipais pagos pelo erário publico .

Os cidadãos têm o direito de ver desmontada essa fraude, a oposição tem o dever de o fazer em sede própria ou junto da comunicação social .

Como sempre, ganham eles , pagamos todos... e nos dias seguintes funcionários municipais não terão mãos a medir para limpar a quantidade de lixo produzido em apenas três dias .

ESTA FESTA PARECE MAIS A FESTA DO LIXO!!


C.D.U.