segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMO CONQUISTAR A CREDIBILIDADE...

A credibilidade do ser humano, num serviço, é uma característica positiva que confere a confiança da parte de seus pares e de seus usuários.
A confiança, ou seja, a certeza da probidade de conduta de uma pessoa, de uma organização ou de um qualquer serviço publico, é perceptível através dos seus sucessivos procedimentos nas mais diversas situações quer da actividade quer do relacionamento.
A credibilidade constitui um património pessoal e intransferível que não se adquire senão pela formação educacional do ser humano, e pela consciente e bem gerenciada instituição.
Um dos factores essenciais da credibilidade é a transparência a honestidade e a responsabilidade.
Essas duas qualidades humanas estão impressas na consciência de cada dos colaboradores mas, o grande problema que na maioria das vezes acontece é, alguns desses colaboradores deixarem-se empolgar pela ambição e interesses escusos comprometendo assim o seu carácter e, consequentemente, a sua credibilidade.
Aliados aos factores de ordem subjectiva são tambem igualmente importantes para que se confirme a credibilidade de um serviço: a capacidade de quem coordena, e a qualidade do serviço que é realizado.
De tudo se conclui que a conquista da credibilidade se faz pela formação educacional (ética, intelectual e operacional), levando-se em conta o esforço pessoal e a boa intenção de alcançar o prestígio merecido.
Por outro lado qualquer deslize, ou suspeita, quanto à credibilidade, pode acarretar o descrédito comprometedor o que, naturalmente, requer uma justificativa plausível e providências possíveis para a reabilitação da confiança.

P.R.