segunda-feira, 26 de abril de 2010

25 DE ABRIL - MAIS LIBERDADE, MAIS JUSTIÇA E MAIS SOLIDARIEDADE…





A Constituição da República Portuguesa, define Portugal como “uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária...”

Num quadro de dificuldades sociais, ao assinalar o 36º Aniversário do 25 de Abril de 1974, é necessário afirmar os “valores de Abril”, consubstanciados nos propósitos da Constituição da Republica Portuguesa e propor medidas que resolvam as graves dificuldades dos portugueses, que vivem na pobreza. É preciso cumprir os objectivos do “25 de Abril” de acabar com a miséria, a fome e construir uma sociedade mais solidária.

Em Portugal há mais de meio milhão de desempregados (em Fevereiro era mais de setecentos mil). Tal situação agrava os problemas das famílias e exige uma resposta eficaz do Governo, com uma politica diferente, capaz de responder aos problemas das crianças, dos idosos, dos homens e mulheres que, diariamente, lutam por vida digna onde a igualdade de oportunidades seja uma realidade.

A afirmação dos direitos e liberdades só é possível com uma sociedade mais justa. Comemorar o “25 de Abril” é lutar por emprego, por salários dignos, pela Liberdade e pela Democracia.

A Liberdade e a Democracia só serão plenas numa sociedade onde seja possível olhar o futuro com mais optimismo, onde o progresso e o desenvolvimento social, cultural e económico seja sinónimo de melhores condições de vida para os portugueses.

No concelho de Palmela, será que as Autarquias estão a lutar contra á elevada taxa de desemprego que cada vez se alastra?? ou só compete ao Governo, como sempre afirmam?!!

Comemorar o “25 de Abril” é lembrar que:
“... Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver,
...
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir... ”
(Sérgio Godinho)