quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Só acontece com os “Camaradas” Autarcas de Setúbal…



“Uma decisão dolorosa e difícil mas impossível de protelar por mais tempo”

Rui Higino apresentou, por escrito, o seu pedido de renúncia ao cargo de vereador, texto que foi lido pela presidente da autarquia. No documento, o autarca indica “alterações na sua vida particular” como motivo desta decisão que diz ser “dolorosa”.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal apresentou em sessão pública, a renúncia de Rui Higino ao cargo de vereador, com os pelouros da Qualidade do Ambiente, Espaços Verdes e Energia. No documento, lido por Maria das Dores Meira, o vereador demissionário revela que a decisão “prende-se com alterações recentemente ocorridas na minha vida privada e familiar, incompatíveis com o exercício da actividade autárquica”, dado que esta exige “uma grande disponibilidade de tempo e dedicação que não tenho, nem terei num futuro próximo”.

Rui Higino, que já não compareceu na última reunião pública de câmara, refere ainda que “após muito reflectir, decidi recomeçar a minha vida, dedicar-me aos meus filhos e à minha carreira profissional, na empresa”, (Portucel, onde faz parte dos quadro desde 1989), “onde retomarei as minhas funções no próximo dia 9 (2ª feira)”.

O agora ex-vereador, admitiu ainda que esta foi “uma decisão dolorosa e difícil, mas impossível de protelar por mais tempo”, deixando também uma palavra de apreço aos restantes vereadores da autarquia e “votos de sucesso”.

Esta renúncia, com efeitos imediatos, suscitou um voto de agradecimento, apresentado pela edil e subscrito por todos os vereadores presentes. No voto, o executivo manifestou um “o sentimento de tristeza e saudade que nos invade neste momento”, salientando a prestação de Higino que se pautou por “elevada dedicação à causa pública”, servindo com “inestimável empenho e generosidade a Câmara Municipal de Setúbal”, onde exerceu funções desde Setembro de 2006.

O mesmo documento sublinha ainda o carinho que o vereador recebeu da população, “reconhecida pela disponibilidade e afabilidade” do autarca, evidenciando “as qualidades humanas e técnicas de Rui Higino”.

Os vereadores agradecem ainda a colaboração de Higino, lamentando que a vida autárquica deixe de contar “com um elemento de elevada qualidade”.

SUBSTITUIÇÃO Assim, Rui Higino vai ser substituído por Manuel Pisco, actual presidente da Fundação Escola Profissional de Setúbal, que vai exercer as mesmas funções do antigo autarca. Manuel Joaquim Pisco Lopes já foi eleito, como vereador, na Câmara Municipal de Setúbal e na Assembleia Municipal e exerceu também um cargo como dirigente da União dos Sindicatos de Setúbal e da CGTP. A presidente da autarquia garante que “é um homem com uma excelente relação com os trabalhadores da câmara e com a cidade”, sendo “uma mais-valia para a autarquia e para a cidade”. “Damos-lhe as boas-vindas, com a certeza de que vai fazer um excelente trabalho”, acrescentou a autarca. Em resposta aos vereadores da oposição, que questionaram a conciliação dos cargos que Manuel Pisco exerce na Escola Profissional de Setúbal e as suas funções como vereador, Dores Meira apenas afirmou “não se preocupem com essa situação”.

A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP reagiu em comunicado, à demissão de Rui Higino, lembrando que, além de ter sido vereador desde 2006, também foi eleito como presidente da Junta de Freguesia do Sado (2002 a 2005) e que ao longo dos anos em que foi autarca, “desempenhou estas tarefas com grande empenho e dedicação ao desenvolvimento do concelho de Setúbal e à melhoria das condições de vida dos setubalenses, contribuindo para a afirmação da CDU, dos seus princípios e projecto”.

“Uma "história" mais uma vez mal contada! O camarada Higino, quando se candidatou já sabia ao que ia. Só não contou com esta "surpresa" ! E se foi surpresa "o empurrão" então é porque estava a "dormir" ! A "política à portuguesa" é cheia de "favas" no bolo-rei!”

Temos um caso idêntico que aconteceu com Camarada Carlos Sousa, na mesma Autarquia e só no Verão! Coincidência!

Só acontece nas Autarquias do Concelho de Setúbal? E nas Autarquias do Concelho de Palmela, nada acontece? Das “ palhaçadas” de alguns Autarcas de Palmela, neste caso, temos a situação do Camarada Fernando Baião (Presidente da Junta Freguesia de Palmela), que muitos sabem do que se passa nessa Freguesia de Palmela presidida por esse Camarada!!!

A Comissão Concelhia de Palmela do PCP o que diz disto?