segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Obras do troço Poceirão-Caia arrancam em Fevereiro ou Março de 2011…

As obras do troço de alta velocidade entre Poceirão e Caia deverão arrancar em “Fevereiro ou Março do próximo ano”. A data foi avançada por Arminho Pinho Martins, director-geral do consórcio Elos – ligações de alta velocidade, embora careça de uma maior precisão, tendo em conta que ainda é necessário obter diversas licenças ambientais.

O director da concessionária adiantou ainda, em declarações que o facto de a Refer e a Rave terem retirado do Tribunal de Contas o pedido de visto prévio ao contrato “não afectou até ao momento o decorrer dos trabalhos”. “Continua-se a trabalhar no mesmo ritmo e à mesma velocidade”, enfatizou Armindo Pinho Martins.

Apesar de se prever que a obtenção do visto demore “mais um ou dois meses”, o que não comprometerá o calendário previsto, o director-geral da Elos adiantou que o processo “poderia ficar mais complicado, caso a espera demorasse mais um ano”. “Este é um assunto, contudo, que decorre em paralelo e que está a ser tratado pela Refer e pela Rave com o Tribunal de Contas”, explicou.

Em Outubro passado, as duas empresas decidiram retirar o visto prévio “na sequência de pedidos de esclarecimento formulados oportunamente pelo Tribunal de Contas em relação a aspectos particulares do contrato”. O investimento global no troço de alta velocidade entre Poceirão e Caia, adjudicado ao consórcio co-liderado pela Brisa e pela Soares da Costa, ascende a 1521 milhões de euros e faz parte da futura linha Lisboa-Madrid.

E quem vai pagar???



PCTP