terça-feira, 6 de outubro de 2009

FESTA DAS VINDIMAS 2009

FESTA DAS VINDIMAS 2009

É disfrutante como acontecem certas coisas em Palmela. Mais parece que vivemos no Entroncamento (terra dos fenómenos). O que tive oportunidade de presenciar e de escutar leva a crer que a democracia está a ser substituída novamente pela ditadura.
No Domingo da Festa das Vindimas, após grande polémica na atribuição dos fatos aos elementos que se inscreveram para desfilar no cortejo, e aos "clientes de última hora" finalmente se encontrou serenidade, embora dois elementos que estavam na organização do mesmo ficassem tristes por terem ficado nos bastidores e não terem sido chamadas a desfilar.

A verdadeira história começa agora :
Um elemento até popular na terra, Salete Rodrigues, simpática para toda a gente, conhecida também por fazer programas de rádio, apresentar espectáculos, escrever para jornais locais, etc., e apoiante do vereador Octávio Machado, desfilou num dos carros "Xavier Santana".
A responsável do carro, embora o organizador Sérgio tivesse alertado para o facto de não se dar uvas porque eram poucas e necessárias para o cortejo de Terça-feira, autorizou que as mesmas fossem dadas porque ficariam azedas até ao próximo cortejo.
Salete Rodrigues até poucas uvas deu porque ia sendo chamada pela população e com a sua alegria habitual ia acenando ao passar. Quando da chegada do carro junto do Cine-Teatro de S. João onde estava a tribuna VIP, a locução estava a ser feita por Solange antiga colega de rádio de Salete que ao reparar que esta fazia parte da composição do carro, referenciou o seu nome ao microfone. O carro ao iniciar a subida da outra avenida e numa das paragens normais foi filmado e Salete Rodrigues que por acaso até é colaboradora RDI (Rádio Difusão Internacional), pertence ao grupo RTP, foi entrevistada pelo jornalista e colega.
3ª Feira, Salete recebe uma chamada por parte do organizador do cortejo o Sr. Sérgio a dizer que a mesma foi expulsa do cortejo nocturno, por ordem de membros da comissão de festas por ter dado uvas do carro e após ter sido repreendida, ter respondido mal.
Pela conversa que tive com a mesma, o que apurei foi o seguinte:
1º - Não foi a primeira pessoa do carro nem a única a dar uvas e foi por ordem da responsável.
2º - Ninguém que seguia no carro foi repreendido logo, a questão de alegarem que Salete respondeu mal não é verdadeira até porque receberam os parabéns por parte do organizador, pela excelente prestação no cortejo
3º - A rapariga que fez a locução do cortejo, foi afastada da locução de 3ª Feira no cortejo nocturno ( terá sido por falar o nome de Salete Rodrigues?)
4º - O repórter da RTP e câmara-men quando desceu do carro de Salete foi repreendido por dois membros da comissão de festas uma jovem de nome Rita e Francisco Atalaia que interpuseram o mesmo perguntando quem tinha autorizado ao qual ouvi a resposta casualmente, por estava perto, que a autorização tinha partido da responsável da Câmara pela Comunicação Social.
5º - A mandatária da campanha de Octávio Machado, Ana Assis Lobo que pagou o seu stand de promoção e venda de moscatel da sua adega, localizado no largo de S. João, foi a única que não estava incluída na lista para apresentação dos seus produtos no programa ao vivo da RTP realizado nesse mesmo largo. (tendo sido apresentados outros vinhos da península de Setúbal e este Palmelão de gema ficou esquecido)
COINCIDÊNCIAS ........
- Não quero atribuir política a estes acontecimentos até porque quero acreditar que ainda há Democracia nesta terra!
- Mas, é um pouco estranho que pessoas ligadas a Octávio Machado tenham sido penalizadas!
- É a primeira vez na festa das vindimas de Palmela que alguém é afastado de um cortejo e sem razão nenhuma até porque ninguém quis dar a cara a justificar, mandaram recado pelo organizador que até estava bastante constrangido.
- Teram confundido a alegria de alguém com pré-campanha eleitoral?
- As duas pessoas da organização que tinham reclamado por não ter participado no cortejo de Domingo por coincidência participaram no de 3ª feira e, uma delas com o fato de Salete Rodrigues. Que estranho........
- Mais, os reporteres da RTP teram sido chamados a atenção por entrevistarem uma colega? Ou terá sido por essa pessoa ser Salete Rodrigues?
- E Ana Assis Lobo ? Porquê?
Coincidências.......