
O desfile das associações locais, acompanhadas pela população, tem início às 21h30, no Largo dos Loureiros e percorrerá o Centro Histórico da Vila, até ao Largo de S. João.
À luz dos archotes, com o rufar dos tambores a marcar o ritmo, o movimento associativo do concelho irá ditar o destino dos Judas - bonecos de palha com recheio pirotécnico - em cada uma das onze estações. Cada Judas ouve a leitura do seu testamento, texto teatral que dá voz à crítica e à sátira social, culminando na Queima, gesto simbólico da expiação de pecados e início de uma nova etapa. No final do percurso, será a vez da Câmara Municipal apresentar o seu testamento.
Recuperado em 1995 pela autarquia, este ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da Primavera, proporciona momentos de convívio e animação no núcleo mais antigo da vila.
Assim sendo vamos esperar que nenhum politico manhoso ou incompetente cá da nossa praça se queime, claro que logo á noite vão sair á cena os sobretudos os chapéus e os cáscois, é que tudo isto vai ser uma procissão de vaidades