Assim vai Palmela...
No dia 28 de Abril de 2011, a Juventude Socialista defendeu e apresentou propostas para a integração e participação dos jovens munícipes na vida do Concelho de Palmela, no âmbito de mais uma reunião ordinária da Assembleia Municipal.
As duas intervenções tiveram como quadro o período antes da ordem do dia destinado às questões do público e tiveram como enquadramento a inexistência de um espaço democrático onde os jovens possam participar activamente na discussão e definição de políticas municipais de juventude, situação que pode ser resolvida com a implementação do Conselho Municipal de Juventude, órgão que está consagrado na lei 8/2009, de 18 de Fevereiro, mas que continua a ser ilegalmente rejeitado pela Câmara Municipal de Palmela.
Esta intervenção da JS foi complementada pela apresentação de uma moção através da bancada do PS com vista à implementação do CMJ, que acabou por ser rejeitado unicamente com os votos da maioria CDU. PSD e Bloco de Esquerda abstiveram-se, enquanto o CDS-PP votou juntamente com o PS em favor da moção apresentada.
Para a JS Palmela este foi um acto discriminatório e incompreensível por parte da CDU, uma vez que a moção tinha como base os muitos contributos que se foram captando na sociedade civil, tal como a suspensão temporária de alguns artigos que a Câmara Municipal de Palmela tinha já discordado quando confrontada noutras oportunidades pela Vereação e pela bancada do PS na Assembleia Municipal. Outro acto inexplicável foi a intervenção da bancada da CDU, que sem argumentos para a sua defesa decidiu hostilizar o público presente, nomeadamente os órgãos dirigentes da JS e os jovens que os acompanharam, situação que não se coaduna com o sistema democrático em que vivemos. Indignados, os muitos jovens presentes levantaram-se e saíram em protesto no final da discussão, direito inalienável da assistência.
Para a JS, a juventude é uma etapa de crescimento e de formação para a cidadania. Rejeitamos por isso tentativas de instrumentalização e intervenções irónicas e de mau gosto como as que foram proferidas pelo Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Palmela, e pelos vários membros da CDU aquando da nossa saída. Todo o cidadão tem direito ao protesto.
A JS Palmela continuará assim a lutar por todos os jovens do Concelho, em prol das suas ideias e da sua participação numa sociedade mais democrática e plural. Continuaremos a bater-nos pela implementação do Conselho Municipal da Juventude, continuaremos a lutar para transformar.
Fonte: Secretariado da JS de Palmela